Austríaca Julia Grabher conquista o título do ENGIE Open em Florianópolis
Florianópolis (SC) – A austríaca Julia Grabher conquistou neste domingo (26) o título de simples do ENGIE Open presented by MundoTênis Tours, realizado no Super 9 Tennis Park, dentro do Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional.
Na final, Grabher superou a francesa Carole Monnet de virada, por 3/6 6/4 6/0, em 2h08 de partida, garantindo seu segundo título de WTA 125 da carreira.
Quinta favorita ao título e atual 109ª do mundo, a austríaca somará 125 pontos no ranking da WTA e voltará ao top 100, nesta segunda-feira (27), ocupando a 93ª colocação. Da premiação total de US$ 115 mil, Grabher recebeu US$ 15.500.
Após a conquista, a campeã comemorou o título e destacou o significado especial da vitória após uma lesão que a afastou do circuito. “Estou muito feliz. Foi uma partida muito dura, Carole jogou de forma incrível no primeiro set. O mais importante é que fiquei no jogo, lutei por cada ponto e no final estava jogando meu jogo. Significa muito para mim vencer esse título, e também voltar ao top 100 após minha lesão. Fiquei nove meses fora por causa do punho, não é uma lesão fácil para uma jogadora”, afirmou.
“Com certeza vou guardar Florianópolis no coração. Amei jogar aqui, foi uma semana incrível. Sempre amei o Brasil, essa foi minha primeira vez em Florianópolis e espero voltar. Eu amo o Brasil”, completou Grabher.
Nas duplas, a espanhola Irene Burillo e a georgiana Ekaterine Gorgodze, que foram vice-campeãs do Rio Ladies Open, levantaram o troféu do ENGIE Open. Na decisão, elas venceram a francesa Carole Monnet, vice-campeã em simples, e a burundinesa Sada Nahimana, por 6/1 6/4.
Organização celebra mais uma edição de sucesso
A diretora do torneio, Luma Ramos, destacou a importância da realização do ENGIE Open em território brasileiro e agradeceu aos parceiros e patrocinadores. “Queria agradecer a todos, principalmente à WTA por confiar mais um ano em nosso trabalho para trazer um torneio desse nível ao Brasil, onde começamos há três anos, após um longo período sem eventos desse porte. Podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando para trazer grandes torneios ao nosso país. Agradeço aos nossos patrocinadores, especialmente à ENGIE e ao BRB, e também a todos que tornam este evento possível ano após ano.”
O Country Manager da ENGIE Brasil, Eduardo Sattamini, ressaltou o sucesso da edição e a boa participação das atletas brasileiras.“Tivemos uma semana maravilhosa aqui em Florianópolis, com as jogadoras brasileiras tendo um ótimo desempenho, chegando até a semifinal nas duplas com a Ingrid Martins e a Laura Pigossi. O torneio atendeu plenamente nossas expectativas de promover o tênis feminino de alto nível. A ENGIE se associou muito bem a esse evento e esperamos novas oportunidades de apoiar o esporte.”
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Alexandre Farias, também celebrou o sucesso do evento e o momento positivo do tênis brasileiro. “É uma satisfação imensa, em nome da CBT, estar presente neste grandioso evento. Já tivemos o Rio Ladies Open na semana passada e agora finalizamos aqui em Florianópolis, cidade-sede da CBT. Agradeço à Luma e ao Lúzio Ramos por terem a coragem de realizar esses torneios, à equipe e à ENGIE pelo apoio essencial”, destacou.
“Estamos vivendo um momento muito especial no tênis brasileiro. Tivemos uma semana magnífica com o Igor Marcondes campeão na Tailândia, Laura e Ingrid semifinalistas aqui, Luisa Stefani campeã do WTA 500 no Japão, Guto Miguel e Eduardo Ribeiro campeões no ATP 125 de Sauípe, e João Fonseca conquistando o ATP 500 da Basileia. É um orgulho para todos nós”, concluiu.
Resultados finais:
Simples - [5] Julia Grabher (AUT) d. Carole Monnet (FRA) – 3/6 6/4 6/0
Duplas - [4] Irene Burillo (ESP) / Ekaterine Gorgodze (GEO) d. [5] Carole Monnet (FRA) / Sada Nahimana (BDI) – 6/1 6/4
O ENGIE Open presented by MundoTênis Tours tem o patrocínio máster de ENGIE Brasil, BRB e Hospital Baía Sul. Realização: MundoTênis Tours. Co-realização: Confederação Brasileira de Tênis.
